quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mitos e Contos do Brasil

Lenda do Folclore
As lendas nada mais são do que estórias contadas por pessoas e que conseguem ser faladas por muitas outras durante muito tempo. Normalmente as lendas são compostas de fatos reais e históricos onde acontecimentos imaginários também acontecem. Além disso, as lendas servem para explicar acontecimentos misteriosos e ou sobrenaturais.
Mitos do Folclore
Os mitos servem para passar conhecimento alertando as pessoas sobre os perigos ou defeitos e qualidades do seres humanos. Há uma mistura entre Deuses, heróis e personagens sobrenaturais onde se juntam com fatos reais dando assim sentido a vida e no mundo.
Confira abaixo lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Boitatá
Cobra de fogo que tem por objetivo proteger as matas e os animais, tem a força para perseguir e matar qualquer pessoa que maltrate a natureza. A origem do Boitatá é indígena, existem relatos do mesmo em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá ficou conhecido como “fogo que corre”.
Boto
Homem jovem, bonito e charmoso encanta mulheres em bailes e festas. Depois de seduzi-las, ele convida as moças [ara beira de um rio e as engravida. Antes que a madrugada chegue, ele mergulha nas águas do rio e se torna um boto. A origem do Boto surgiu na Amazônia.
Curupira
Seguindo o mesmo princípio do Boitatá, curupira é outro protetor das matas e dos animais silvestre. Curupira é um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás.
Lobisomem
Bastante conhecido, o lobisomem surge em várias regiões ao redor do mundo. Segundo o mito, um homem foi atacado por um lobo na noite de lua cheia, porém não morreu, como efeito todas as noites de lua cheia ele se transforma no lobisomem, metade homem metade lobo. Apenas um tiro de bala de prata no coração do animal pode matá-lo.
Corpo-seco
Uma assombração que surge nas estradas assustando assim todos que passam por lá. Quando vivo, este homem foi uma pessoa má, cheia de rancor e ódio no coração. Depois que morreu teve sua entrada nos céus rejeitada ficando assim perambulando como alma penada.
Pisadeira
Segundo a lenda, é uma velha de chinelos que surge nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, deixando-as sem ar. Dizem que ela aparece quando as pessoas vão dormir de estômago cheio.
Mula-sem-cabeça
Uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, nas noites de quinta para sexta-feira a mulher se transforma num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solto fogo pelas narinas.
Mãe-de-ouro
Bola de jogo mostra onde as jazidas de ouro se encontrão. Em outros locais conta-se que a Mãe-de-Ouro é uma mulher luminosa que voa, já em outros locais acredita-se que ela possui a forma de uma mulher linda que mora numa caverna, e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-Pererê
Um menino negro de uma perna só. Acompanhado sempre de seu cachimbo e com um gorro vermelho no qual lhe dá poderes sobrenaturais. Adora aprontar travessuras e acha engraçado isso. Gosta de espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário